Header Ads

Ganhe Dinheiro - Aprenda Como Trabalhar na Internet


DEIXAR SEU EMPREGO PARA TRABALHAR NA INTERNET – COMO FAZER?

Quando se fala em trabalhar na internet a tempo inteiro, muitos blogueiros sentem dificuldades e segurança para tomar a atitude mais correta para as suas vidas. Não é fácil fazer uma transição entre um trabalho a tempo inteiro, numa empresa, por exemplo, para um trabalho a tempo inteiro na internet, sem ninguém do seu lado. A juntar a isso, o trabalho a partir de uma empresa é em teoria mais seguro do que se você trabalhar por conta própria, o que por vezes na prática até pode não ser. Existe um conjunto de equações e perguntas que são precisas esclarecer, as quais poderão ajudá-lo a decidir qual a melhor altura para avançar com o seu despedimento e logicamente com a sua nova aventura a tempo inteiro na internet. Já aqui falámos sobre Blogueiro em Full-Time ou Part-Time? e também sobre Qual a altura certa para deixar o seu emprego?, onde falámos sobre algumas dessas questões que por norma são impeditivas de uma mudança mais rápida. No entanto, existem muitas questões que você poderá fazer a si próprio para tornar as coisas mais simples e avançar sem receios para a sua nova vida.
A grande maioria das pessoas sente-se desconfortável em relação ao desconhecido, razão porque existem ainda muito poucos empreendedores a trabalhar a tempo inteiro na internet. Largar seu emprego para trabalhar exclusivamente em seus negócios na internet, pode parecer uma mudança arriscada, mas a verdade é que na grande maioria dos casos, resulta!
trabalhar sozinho

ANALISE O SEU EMPREGO ATUAL

Um dos primeiros aspectos a ter em consideração é o seu emprego atual. Você precisa de fazer uma análise profunda ao seu trabalho, para compreender quais as suas reais condições de empregabilidade, e o seu grau de satisfação em fazer aquilo que você faz neste exato momento. Muitos profissionais acabam por olhar somente para a folha de salário, esquecendo questões tão elementares como o ambiente no local de trabalho, as rotinas de trabalho, o tipo de trabalho, a relação entre você e os seus patrões, e uma série de outras questões que são fundamentais para que você se sinta bem fazendo aquilo que mais gosta. Muitos profissionais tendem a trabalhar uma vida inteira, fazendo aquilo que NÃO gostam, e isso é simplesmente horrível. Eis algumas questões que deverá colocar a si mesmo na análise ao seu posto de trabalho:
  • O seu salário é bom, tendo em consideração a sua experiência profissional?
  • O ambiente de trabalho é positivo, ou maioritariamente negativo?
  • Existe uma boa relação entre colegas de trabalho?
  • Existe uma boa relação entre você e os seus patrões?
  • O seu trabalho diversifica-se, ou prende-se com uma rotina idêntica todos os dias?
  • Existe forma de você explorar novas áreas de negócio e intelecto?
  • As ferramentas disponíveis são as mais adequadas ao seu trabalho?
  • As suas condições para trabalhar são boas (secretária, computador, cadeira, etc)?
  • Existe a possibilidade de você fazer pausas durante o dia para tomar um simples café?
  • Você é “obrigado” a trabalhar fora de horas? Esse trabalho é remunerado ou não?
  • Outras.
Estas são apenas algumas perguntas que você poderá tentar responder para perceber se está realmente satisfeito com o seu emprego atual, ou se você se está condicionando simplesmente pela sua folha de ordenado. Porque na verdade, ganhar muito dinheiro não significa que você tenha prazer naquilo que faz, e isso sim, é o mais importante a ter em consideração.

ANALISE A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Embora não seja estritamente necessário você ter um fundo maneio muito grande para se aventurar a trabalhar por conta própria na Internet, a verdade é que se você tiver alguns milhares de Reais guardados, você irá sentir-se mais seguro e confortável para arriscar. Faça uma análise à sua situação financeira, mas não se restrinja ao dinheiro que você conseguiu poupar ao longo dos últimos anos. É preciso que você faça também um inventário dos ganhos que você já está conseguindo com o seu trabalho na internet. Para o ajudar com isso, desenvolvemos uma Planilha de controlo de gastos e receitas, que você poderá usar para controlar eficientemente as receitas do seu trabalho, e compreender em que ponto de situação você se encontra neste momento.
Logicamente, você terá de ter em consideração que ao trabalhar por conta própria, você está obrigado a pagar basicamente todas as despesas do seu bolso, incluindo a Previdência Social, por exemplo. Você deverá contabilizar todos esses gastos, o seu ordenado, seguros e uma série de outros aspectos que serão fundamentais no seu trabalho a tempo inteiro na Internet. Considere também consultar um contabilista a fim de perceber quais as suas possibilidades de se dar bem a trabalhar a partir de casa.

QUE TIPO DE ROTINA IRÁ ADOTAR?

Trabalhar a partir de casa a tempo inteiro é na verdade bastante diferente do que trabalhar num escritório com dezenas de pessoas. É uma rotina bastante mais solitária, e que não serve para a grande maioria das pessoas. Muitos profissionais tendem a ter enormes dificuldades de adaptação a essa nova realidade de trabalho, pelo que você deverá equacionar estudar bem a sua situação e perceber se está realmente interessado em enveredar por essa via profissional. É importante que exista disciplina mesmo quando se trabalha a partir de casa, e isso significa ter um horário de trabalho, ainda que não precise de ser exatamente nos mesmos horários que você usava anteriormente para os seus patrões. Se você trabalhava 8 horas por dia, o importante é que você consiga aplicar a mesma carga horária, independentemente da hora de início e terminus.
Os hábitos saudáveis para blogueiros são um aspecto muito importante a ter em consideração nesta nova etapa da sua vida, uma vez que eles serão fundamentais para o seu bem-estar. Há muitos profissionais que preferem fazer exercício físico logo pela manhã, antes de iniciarem o trabalho, ao passo que outros tendem a preferir realizar exercício depois da hora de espediente. Independentemente do modelo que se adapta melhor a si, o importante é que você crie a sua própria rotina de trabalho, uma vez que se você for demasiado liberal consigo mesmo, você tenderá a falhar prazos e objetivos.
Ebook Exercícios para blogueiros

PLANEJAR SEU TRABALHO A CURTO PRAZO

Partindo do princípio de que você já trabalha na internet há algum tempo, você saberá melhor do que ninguém quais as estratégias que poderá colocar em prática para fazer o seu negócio avançar mais rapidamente. Uma das coisas que está cada vez mais em crescimento na internet é o desenvolvimento de infoprodutos, que consiste basicamente na criação de produtos digitais que posteriormente são vendidos para um público-alvo em específico. Já aqui falámos inclusivamente decomo gerar mais conversões para Infoprodutos e também um tutorial passo-a-passo sobre como criar um Ebook em apenas 4 semanas, que poderão servir-lhe como auxílio nesta nova etapa da sua vida profissional.
Outro aspecto importante a ter em consideração são os nichos de mercado em que você pretende trabalhar no futuro. Quando se trabalha na internet a tempo inteiro, por norma, nunca se trabalha somente num único projeto. Um empreendedor tem por norma vários projetos, vários sites, vários blogs e também vários produtos para vender. Portanto, comece a pensar seriamente nos nichos de mercado com que deseja trabalhar no futuro, organize o seu terreno de jogo e prepare tudo aquilo que você precisa para criar um planejamento eficiente do seu trabalho a curto, médio e longo prazo.
Planejamento 2013
  • Comprar domínios (estudar bem o que você realmente precisa para o seu negócio);
  • Comprar espaço em servidor ou alugar um servidor dedicado para todo o negócio;
  • Estudar bem quais os templates a usar nos seus projetos > Confira estes Templates WordPress recomendados.
  • Definir um planejamento de desenvolvimento de infoprodutos (cursos digitais, Ebooks, planilhas, etc);
  • Orçamentar corretamente todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento;
  • Realizar uma projecção financeira dos possíveis ganhos com esses projetos;
  • Comprar alguns produtos e ferramentas para alavancar mais rapidamente o seu negócio;
  • Criar um plano de Marketing para os seus projetos;
  • Etc.
Existem imensas coisas que você deve e poderá colocar num planejamento deste tipo. Basicamente o que você deverá pensar passa por algumas projecções financeiras a respeito dos negócios que você já tem implementados na Internet, e também por um planejamento a longo prazo sobre aquilo que você pretende fazer no futuro e que lhe possa trazer um rendimento acrescido. Tendo em consideração que você terá mais despesas a trabalhar por conta própria, você terá logicamente de ganhar mais do que no seu antigo emprego a tempo inteiro.

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE

Outro aspecto muito importante quando se trata de iniciar um novo negócio, é realizar uma análise de competitividade. Da mesma forma que no passo anterior você precisa de olhar para o seu negócio e projetar um pouco do seu futuro, neste caso concreto você precisará de antever os seus concorrentes e criar mecanismos que lhe permitam compreender mais facilmente quem são realmente os seus competidores e futuros competidores, para que você possa antecipar algumas estratégias inerentes ao seu trabalho. Partindo do princípio de que você já tem alguns projetos na internet, você possivelmente já saberá quais são os seus competidores atuais. No entanto, quando o objetivo passa por entrar em novas áreas de negócio, você irá competir com outros profissionais de áreas bem distintas.
marketing digital
Imagine que você está a iniciar-se num novo nicho de mercado, como por exemplo o nicho do “Marketing Digital”, você terá de correr algumas pesquisas no Google para diversas palavras-chave relacionadas à temática do seu novo projeto. Numa pesquisa por “Marketing Digital”, recebemos cerca de 10 resultados na busca orgânica do Google, e agora precisamos avaliar esses competidores a fim de percebermos qual a força que eles têm nesse mercado, e que estratégias deveremos colocar em prática para os ultrapassar no futuro.
Nota: Você deverá realizar as buscas sempre com a cache limpa, sem estar logado no Google e com o browser limpo, para que os resultados sejam o mais fiáveis possíveis em termos de posicionamento, algo que não fizemos na imagem anterior, que serve meramente para efeitos demonstrativos.
Existem várias coisas que você poderá fazer numa análise de competidores, nomeadamente:
  • Descobrir quais os seus mais diretos competidores;
  • Quais as páginas/artigos que os seus competidores têm realmente fortes nas SERPs;
  • Que tipo de conteúdos os seus competidores por norma escrevem;
  • Quais as palavras-chave e sub-nichos que a sua concorrência está trabalhando;
  • Quais os pontos fortes e fracos dos seus competidores;
  • Etc.
ahrefs
Usando uma ferramenta como o Ahrefs, você poderá conseguir uma análise completa sobre o seu competidor, nomeadamente o número de backlinks que ele está recebendo, quais os sites/blogs onde ele está conseguindo links, quais as suas páginas mais fortes, qual a autoridade do seu domínio e da sua página, quais os textos âncora que ele mais está trabalhando, entre muitos outros aspectos interessantes.
Ao fazer uma análise profunda a cada um dos seus competidores, você não só irá encontrar novas ideias para desenvolver em seu blog, como também irá encontrar formas práticas de conseguir ultrapassar seus concorrentes no futuro. Quando o objetivo passa por viver dos seus negócios na internet, este tipo de análise é fundamental para sustentar a sua ideia de trabalhar a tempo inteiro a partir de casa.

PLANO B

Em qualquer tipo de negócio tem de existir sempre um plano B, seja ele qual for. Mesmo que o seu objetivo passe por deixar o seu emprego e trabalhar a tempo inteiro na internet com os seus negócios, é importante ter um plano B caso alguma coisa corra mal. Isto significa ter uma solução caso os seus rendimentos não acompanhem as suas necessidades, ou simplesmente as suas despesas. Uma solução passa por ter uma ideia de como fazer caso as coisas corram realmente para o torto, como por exemplo, ter um local onde você possa trabalhar em part-time para ganhar algum dinheiro, ou simplesmente alguém para quem você possa fazer alguns trabalhos e equilibrar um pouco a balança.
Para blogueiros que trabalham muito com redação de conteúdo, uma boa solução passa por exemplo, por escrever conteúdo para outros sites e blogs. Existem muitos empreendedores interessados em comprar conteúdo a outros blogueiros, e é possível ganhar bastante dinheiro a produzir conteúdo para outros sites, sendo que esse conteúdo é por norma pago individualmente.

EQUACIONE BEM A FORMA COMO PRETENDE SAIR

Um dos aspectos onde a maioria dos blogueiros falha é na forma como deixa o seu emprego para se dedicar ao trabalho na internet. Entrar em conflito com os seus patrões é algo que você deverá evitar a todo o custo. A melhor forma de você conseguir deixar o seu futuro em aberto (Leia a secção “Plano B”) é garantindo que a sua saída do seu atual emprego é feita da melhor forma possível. Isso deixa as portas entre-abertas para que você no futuro possa inclusivamente voltar a trabalhar com essa empresa, ou simplesmente mudar-se de forma gradual, ou seja, trabalhando em part-time para a empresa e para o seu negócio de internet. Dessa forma você reduz drasticamente o risco envolvido, o que poderá ser-lhe benéfico a curto e a médio prazo, especialmente numa fase inicial em que existe alguma relutância relativamente aos potenciais resultados do negócio.

PREPARADO PARA A TRANSIÇÃO?

Por norma uma transição deste tipo é bastante complicada e arriscada, pelo que o mais importante é conseguir realizar essa mesma transição da melhor forma possível e sem levantar grandes problemas, até porque você não irá beneficiar em nada de problemas numa altura como esta. Embora não seja um processo fácil, a transição é sem dúvida um momento importante da sua carreira, pelo que se tem o sonho de trabalhar por conta própria, arriscar é apenas o início de uma nova etapa profissional! Está preparado?
Deixe os seus comentários e participe do debate!
Até Já!


Con la tecnología de Blogger.