Header Ads

18 Dicas para Melhorar a Legibilidade de Seus Artigos


18 DICAS PARA MELHORAR A LEGIBILIDADE E A CONVERSÃO DE SEUS ARTIGOS

Quando pensamos em conversão, logo vem à cabeça uma pessoa visitando nosso blog, lendo nossos artigos e clicando em algum anúncio. É fácil notar que quanto mais tempo o leitor fica entretido com nosso conteúdo, maiores são as chances de fidelização, venda de um produto ou do recebimento de um clique. O motivo para isso é simples e pode ser compreendido facilmente imaginando, por exemplo, uma loja de carros. Se o ambiente é ruim, mal cuidado e não passa nenhuma credibilidade, dificilmente você continuará olhando os carros dessa loja pois imaginará que são de “segunda linha” ou, como costumamos chamar, de leilão. Mas, se a loja for um lugar agradável, com vendedores educados, sem muita poluição visual ou algo do tipo, você certamente ficará mais tempo e olhará os automóveis com outros olhos. Mesmo que sejam os mesmos carros, as chances de você comprar são extremamente maiores.
Da mesma maneira como acontece na loja de carros, nosso site também é um ambiente comercial e deve atrair o leitor de forma positiva. Pode ser que você pense que não, mas constantemente está vendendo coisas aos seus leitores, seja um anúncio no Adsense ou sua própria imagem, como blogueiro.
Tablet Legibilidade
Pense comigo, qual é o principal produto que você comercializa? Não é o layout do seu blog. Não são suas imagens. Não são seus vídeos. Tudo isso é importante, mas o “objeto” de desejo do seu público é, acima de qualquer outra coisa, o conteúdo. O que você tem para falar é mais importante do que qualquer outro elemento de um blog. Levando sempre em consideração a experiência do visitante, resolvi listar alguns aspectos que ajudam a prender a atenção do seu leitor. Sei que com essas dicas não contribuo muito com a blogosfera, pois é imensa e cheia de outros pontos, por isso gostaria muito de sua participação nos comentários. Depois de completar sua leitura, diga-nos o que você faz para melhorar a legibilidade de seus artigos e aumentar o tempo de permanência dos leitores em seu blog.

DICAS PARA MELHORAR A LEGIBILIDADE

  • Destaque muito bem e/ou sublinhe seus links. Os leitores conhecem um link quando o vêem. Sublinhá-lo e destacá-lo é a melhor maneira de ganhar mais cliques e aumentar a visualização de páginas do seu site.
  • Use o espaço adequado entre as linhas de um parágrafo. Linhas muito juntas dão um aspecto muito denso e diminuem a vontade de ler. Para isso, considere dar uma olhada na distribuição de linhas dos jornais de papel.
  • Separar claramente o seu artigo do resto do site. Isso deveria ser muito óbvio, mas em muitos blogs a barra lateral começa onde termina o artigo. Os melhores exemplos de separação clara de conteúdo é possível conferir aqui mesmo na Escola Dinheiro ou na MestreSEO. Note que o aspecto muda, assim como nossa vontade de ler.
  • Destaque o texto com “pull-quotes”. Se você usar destaques, como os chamados “pull-quotes” , sempre garanta que o texto representa algo que o visitante deve obrigatoriamente ler, caso contrário ao longo do tempo  os leitores não mais darão atenção a isso.
  • Mantenha seus parágrafos breves. A cultura da maioria das pessoas é olhar o tamanho dos parágrafos antes de ler. Aqui na Escola Dinheiro não temos esse problema porque os leitores são muito fiéis. Mas, é legal considerar escrever parágrafos que tenham entre 50 e 100 palavras. Mais do que isso, provavelmente, causará repulsão.
  • Use uma boa hierarquia. Faça com que seu artigo tenha um fluxo lógico, isso garante que seu leitor não se canse da leitura. Siga, por exemplo, a seqüência: Introdução – Título – Texto – Subtítulo – Texto – Subtítulo…
  • Não ofereça produtos em um artigo comum. A coisa que mais causa repulsão, por incrível que pareça, é criar um parágrafo de propaganda oferecendo um produto. Ao invés de fazer isso, cite algo que o leitor possa aproveitar no produto. Por exemplo, se você está falando sobre importação, que tal falar algo interessante que o Caio Ferreira disse em seu curso? As chances de conversão são expressivamente maiores além de não causar uma má impressão ao leitor.
  • Use negrito. Muitas pessoas sabem que colocar negrito em algumas palavras ajuda a destacar o texto e a atrair a atenção do Google, porém por algum motivo pouca gente utiliza. Não precisa abusar, mas algumas palavras ou frases negritadas fazem bastante diferença.
  • Use uma marcação semântica forte. Alguns emails e leitores de feed conseguem interpretar elementos de HTML como H1, STRONG, DIV, mas não vêem atributos como CLASS e ID. Mesmo que seja excelente utilizar CSS, sempre faça isso em conjunto com comandos HTML que sejam reconhecidos em qualquer lugar.
Ebook Exercícios para blogueiros
  • Muitos blocos de texto são péssimos. Essa frase pode assustar muita gente, mas deixe-me explicar. Criar uma série de blocos de texto pode assustar os leitores devido ao aglomerado de palavras juntas. É preciso quebrar o texto, visualmente falando, com imagens, vídeos, banners, animações, etc. Isso faz com que o leitor não se canse antes mesmo de iniciar a leitura.
  • Utilize imagens únicas. Obviamente um dos seus objetivos é trazer mais leitores para seu blog. Já pensou em criar suas próprias imagens e publicá-las em seus artigos? Isso faz com que muita gente vá ao seu site através do Google imagens e permaneça por lá. Além disso, imagens exclusivas chamam mais atenção do que simples cópias de outros websites ou blogs.
  • Integre textos e imagens. Normalmente as pessoas não falam sobre isso, mas utilize um bom espaçamento entre as imagens e o texto. Além de destacar melhor ambos os elementos, o aspecto é muito mais profissional.
  • Títulos e subtítulos devem se destacar. Um dos principais benefícios do uso de títulos (H1, H2, H3, etc.) é que os leitores podem varrer seu artigo em busca de algo que o interesse. Páginas sem subtítulos ou com subtítulos pouco destacados não atraem os leitores a não ser que já conheçam seu trabalho. Novamente, é legal observar o exemplo da Escola Dinheiro onde os subtítulos estão em vermelho e saltam aos olhos.
  • Configure páginas de impressão. Se você escreve textos mais longos e tem certeza de que seus leitores os acompanham, considere configurar uma página de impressão em folha A4 para eles com CSS. É provável que a pessoa queira imprimir ou apenas visualizar o conteúdo em PDF. Além de se destacar em meio à multidão, isso é extremamente útil.
  • Utilize uma fonte comum. Ao escrever, utilize sempre fontes comuns e já conhecidas, como Arial, Verdana e Times New Roman. Pode ser que utilizando fontes diferentes seu leitor não tenha uma experiência tão agradável quanto com as que ele já conhece.
  • Mantenha a sidebar enxuta. Mantenha a sidebar com o menor número de elementos possível. Coloque apenas o que o leitor precisa acessar e o que você quer que ele acesse. Se você coloca coisas demais, possivelmente o visitante perderá o foco do texto ou isso causará repulsão pela extrema poluição visual.
  • Utilize paginação. Você já notou que é muito mais fácil, e mais prazeroso, ler 500 palavras do que 1.000? Se seus site possui estrutura para isso, considere dividir seu conteúdo utilizando paginação por artigo. Além de obter uma interação maior, seu leitor torna-se mais facilmente influenciável pelos anúncios da página.
  • Comece com uma tabela ou uma bela introdução. Se você considerou a idéia anterior, olhe para a Wikipedia ou How Stuff Works e faça o que eles fazem. Comece seu artigo com uma tabela ou uma bela introdução. Isso faz com que o leitor sinta vontade de seguir adiante e navegue entre as várias página.
Existem literalmente centenas de coisas para fazer em um site a fim de melhorar a experiência do leitor. Como falei anteriormente, tudo isso mantém o visitante mais interessado pelo conteúdo e, conseqüentemente, aumenta as chances de conversão. Compartilhe você também suas idéias sobre legibilidade e ajude a aumentar ainda mais essa lista.

Con la tecnología de Blogger.